São Vicente é uma ilha pequena comparando com outras, tem 227 km² de superfície. É no entanto a segunda mais povoada com 67.163 habitantes. Aqui situa-se a segunda maior cidade de Cabo Verde, o Mindelo. Descoberta no dia de São Vicente, a 22 de Janeiro de 1462, foi praticamente desabitada até meados do século XIX. Mindelo, a capital da ilha, desenvolveu-se através da atividade portuária.

Com efeito, os ingleses instalaram em 1838, após pacto com Portugal, um depósito de carvão para reabastecimento de navios em rotas atlânticas, criando as bases para o povoamento da ilha. Encruzilhada de barcos de várias nacionalidades, Mindelo tornou-se ponto de encontro de marinheiros de diversas raças, convertendo-se na cidade mais cosmopolita de Cabo Verde. A população mindelense, é pois, notavelmente aberta.

Sendo o volume das importações relativamente grande, a infra-estrutura portuária do Mindelo possibilita uma articulação dinâmica com o exterior, facilitando e incentivando o investimento externo em Cabo Verde. No parque industrial da ilha estão hoje presentes unidades fabris, essencialmente de investimento estrangeiro, nas atividades de confecções, calçado e transformação de pescado.

Os arredores de Mindelo, proporcionam paisagens surpreendentes, em particular a praia da Baía das Gatas, o miradouro Craveiro Lopes, o Monte Verde, o Morro Branco, a Ponta João Ribeiro e o Monte Cara. O Carnaval e o Festival de Música da Baía das Gatas, realizado no primeiro fim de semana de lua cheia no mês de Agosto são as principais festas da ilha.

Mindelo é a segunda maior cidade de Cabo Verde, com 50.000 habitantes. É uma cidade que demonstra um notável desenvolvimento em relação às restantes ilhas, sobretudo graças ao seu porto de águas profundas, chamado de Porto Grande, que serve de escala transatlântica para navios de todas as nacionalidades. No porto apanham-se os barcos para a ilha de Santo Antão que chegam à vila de Porto Novo. Do Mindelo avista-se aliás facilmente a ilha de Santo Antão em frente com as suas montanhas imponentes.

O centro da cidade do Mindelo tem fortes traços da herança colonial, à semelhança do plateau da Cidade da Praia. De facto, a arquitetura colonial no centro está bem patente em inúmeros edifícios e casas, nos jardins e até no coreto, nas ruas com passeios de calçada. O Mindelo faz muitas vezes lembrar uma cidade portuguesa, por exemplo na Praça Nova, e até uma réplica da Torre de Belém junto ao mar é exemplo disso. O patrimônio no Mindelo está admiravelmente bem preservado e o magnífico Palácio do Povo (antigo Palácio do Governador) é prova disso.

A cidade merece ser explorada a pé e nessa caminhada, a Praça de África e o mercado merecem a visita. A cidade do Mindelo é um centro cultural onde o desenvolvimento artístico, nomeadamente a música, a intelectualidade e o desporto merecem sempre destaque. Devido a esse ambiente que se respira e ao seu charme colonial, o Mindelo é cosmopolita e a sua vida noturna fervilhante. O ponto de encontro para a ronda de bares e discotecas é na Praça Nova e depois descobrir a riqueza e diversidade da música de Cabo Verde, com mornas, coladeras, funaná e kizombas.
A Baía do Mindelo é ampla e, além do porto, destaca-se o omnipresente Monte Cara do lado esquerdo olhando para o mar, cuja forma aparenta o perfil de um rosto na horizontal, e também a pequena praia da Laginha.

Baía das Gatas tem umas rochas que fazem um barreira no mar constituindo umas piscinas naturais. É no entanto famosa pelo famoso festival de música, todos os anos no fim de Agosto. Assim, anualmente chegam músicos de todo o mundo para uma grande festa de música onde obviamente predominam os ritmos africanos.Depois da Baía das Gatas fica a Praia Grande com seu longo areal.

São Pedro é uma pequena aldeia ao lado do aeroporto de São Vicente, a uns 10 km do Mindelo. Tem uma enorme praia com águas turquesas. A paisagem é árida e majestosa e os ventos constantes tornam-na numa praia reputada para a prática do windsurf. Do lado direito da praia olhando o mar, o oposto da povoação, fica um magnífico hotel com pequenos apartamentos chamado Foya Branca.

Monte Verde é o ponto mais elevado da ilha com 774 metros. A vista do topo é espetacular, podendo-se avistar toda a ilha desde a Baía do Mindelo à Baía das Gatas e a Praia Grande.

Calhau é uma pequena aldeia no leste da ilha. Tem um local para banhos no mar e um pequeno porto de pesca. Em dias de visibilidade consegue ver-se dali a ilha desabitada de Santa Luzia.