Cabo Verde oferece uma variada escolha gastronômica de origem do mar. Torna-se quase desnecessário dizer que as ofertas de pratos oriundos de frutos do mar, peixe e marisco, são as mais variadas possíveis. Lagosta, perceves, lapa, búzio, sem esquecer as famosas ‘bafas’ fazem as delícias dos apreciadores de marisco. O atum fresco, cozinhado em caldeirada, cebolada ou simplesmente grelhado é uma excelente alternativa A base da cozinha popular cabo-verdiana é o milho que, preparado de diferentes maneiras, acompanha, normalmente, a carne de porco, o feijão, a mandioca e a batata-doce. O mais conhecido e apreciado prato é a ‘Cachupa’ – a receita nacional, emblemática de Cabo Verde. Não esquecer o xerém, o cuscuz e os pastéis de milho. E visitando Cabo Verde prove também o potente e famoso grogue local e os licores caseiros.

Cozinha de Cabo Verde

CACHUPA RICA

Há a cachupa rica e a cachupa pobre. Obviamente a primeira comia-se na casa de famílias ricas, e fazia-se com todos os ingredientes para fazer uma cachupa sabe (boa). A cachupa pobre era feita pela maioria da população que não tinha meios para comprar a carne e os outros ingredientes que dão mais sabor. Em lugar da carne, que custava muito, em geral usava-se peixe, que em Cabo Verde custa pouco. A seguir proponho a receita para fazer a cachupa rica. Certamente será apreciada, assim como o é por todos os cabo-verdianos.

Preparação :

Coloca-se numa panela a carne em pedaços, o bacon, um pé de porco e os chouriços, pimenta, sal ou caldo de carne. Na panela de pressão coloca-se, durante meia hora, os grãos de milho e os feijões cobertos com água, uma cebola, um fio de azeite, uma folha de louro e sal. Depois, numa panela maior, colocam-se os feijões com o milho, cobre-se com água e põe- se no lume a ferver. Acrescenta-se então a carne marinada. Quando tudo está quase cozido, acrescentam-se as batatas e a couve. Terminado a cozedura, deixa-se repousar por alguns minutos e está pronto para ser servido. A cachupa, que deve ficar um pouco líquida, é prato único.

Ingredientes :

  • 4 xícaras de milho batido, 200 gr de feijão, 200 gr de carne bovina, 300 gr de pés de porco, 200 gr de bacon; 2 batatas grandes, 4 chouriços, 2 mandiocas;
  • 2 batatas doces; 200 gr de couve; 2 xícaras de milho batido;
  • 200 gr de feijão; 200 gr de carne bovina; 300 gr de pés de porco; 200 gr de bacon;
  • 2 batatas grandes; 4 chouriços; 2 mandiocas; 2 batatas doces; 200 gr de couve;
  • 2 cebolas ; 2 folhas de louro; 2 dentes de alho; azeite a gosto; sal e pimenta q.

CANJA DE GALINHA

Preparação :

Corta-se a galinha em pedaços pequenos e lava-se com água e sal. Coloca-se então numa panela, durante umas horas, com uma marinada de sal, alho em pedacinhos, cebola, azeite, cubo de caldo de carne e louro. Coloca-se tudo na panela, leva-se ao fogo para tomar sabor e acrescenta-se água suficiente para fazer um caldo consistente de arroz. Quando começar a ferver, acrescenta-se o tomate em pedaços e a pimenta. Se resultar muito líquido, deixa-se restringir o caldo aumentando o fogo. O segredo está em saber dosar a água com o arroz. Serve-se numa tigela com um raminho de salva e para quem gostar, acrescenta-se mais pimenta.

CALDO DE PEIXE

Vivemos num arquipélago, no meio de um mar rico nas melhores variedades de peixe. É óbvio que sabemos preparar muitos pratos à base de peixe. As melhores sopas de peixe, como-as sempre em Cabo Verde. Todos os caboverdianos são loucos pelo caldo de peixe. Cada um tem o seu peixe preferido. Nem todos os peixes são bons para preparar esta sopa, e nem sempre se encontra o tipo de peixe ideal. Eu como esta sopa com qualquer peixe, mas o meu peixe preferido para este prato é a garopa. Para mim, a melhor parte é a cabeça. O caldo de peixe é um prato especial. Não se prepara todos os dias, mas com uma certa freqüência. Nas festas, muitas vezes, substitui a canja. Quando alguém bebe demais, o que precisa para restabelecer-se é um caldo de peixe muito picante.O trecho a seguir descreve a receita num modo divino.

Preparação :

Tempera-se o peixe com alho, azeite, sal e louro. Numa panela grande coloca-se a cebola cortada em rodelas, o alho, o louro, a pimenta, os tomates em pedaços, a salva e o azeite. Deixa-se refogar e acrescentam-se as batatas, a mandioca, o inhame e a abóbora cortada em cubinhos. Deixa-se ferver um pouco para pegar sabor e coloca-se água suficiente para cobrir tudo abundantemente. Quando todos os ingredientes estiverem quase cozidos, acrescenta-se o peixe. Quando o peixe também estiver cozido, se o caldo estiver muito líquido, prepara-se à parte uma colher de farinha diluída num pouco de caldo e acrescenta-se sempre com uma colher de pau para não grudar. O caldo pode ser acompanhado, no mesmo prato, por arroz branco, ou então com papas de milho, que é o que prefiro.

Bebidas

Os pratos podem ser acompanhados da cerveja local, sucos de frutos tropicais, doces e um bom café cabo-verdiano. Ainda assim, cada ilha tem suas pequenas peculiaridades. Para os mais exigentes, nada melhor que um gole de aguardente de cana.

Bebidas típicas: Grogue e Ponche