A ilha do Sal é das ilhas do arquipélago mais próximas do continente africano. Submetida a condições climatéricas similares às que, na mesma latitude, se verificam naquele continente, é uma ilha muito árida onde é raro encontrar vegetação por mínima que seja. Plana, apesar da sua origem vulcânica, o Sal tem uma superfície total de 216 km² e uma extensão máxima de cerca de 30 km, com cerca de 14.800 habitantes.

A ilha, praticamente deserta, só começou a ter atividade econômica expressiva com a exploração das suas salinas, tornando-se exportadora de sal até meados de 1980.

Visando um porto de escala para voos para a América do sul, em 1939 surgiu na ilha plana, por iniciativa italiana, o aeroporto internacional. O seu desenvolvimento determinou a migração interna, sobretudo de S. Nicolau para a ilha do Sal. O aeroporto internacional Amílcar Cabral é hoje o principal porto de entrada no país e possibilita a exploração de modernos complexos turísticos, que nos últimos 20 anos se vêm instalando.

Santa Maria é uma pequena vila junto à Praia com o mesmo nome, situada na costa sul da ilha. A Praia de Santa Maria tem 8 km de areia branca e fina completada por um lindo mar de águas azuis turquesas. Neste contexto, aliado ao facto de o aeroporto internacional do arquipélago estar nesta ilha, estabeleceram-se nesta praia alguns hotéis de boa qualidade que atraem para o Sal a maior parte do turismo do país. As ruas da vila são direitas e o casario colorido.

Espargos é a maior vila da ilha com uns 6000 habitantes. Fica no interior da ilha mesmo ao lado do aeroporto internacional e todo o seu desenvolvimento se centra à volta disso. Espargos concentra também todas as entidades e serviços da ilha do Sal.

Pedra Lume é uma pequena povoação na costa leste onde se localizam as famosas salinas que deram o nome à ilha. Ficam no interior duma antiga cratera de vulcão para onde a água do mar se infiltra e evapora, dando uma cor ligeiramente rosada. A exploração do sal iniciou-se no século XVIII e foi durante muito tempo o fator principal de desenvolvimento da ilha. Hoje em dia, a exploração de sal está reduzida ao mínimo, deixando lugar aos turistas que ali se encantam com os vestígios da natureza.