A todos os cabo-verdianos residentes neste país/continente, nosso irmão pela história e pela cultura, dou um abraço virtual carregado de mantenhas que trago do nosso torrão natal.

Chego imbuído de espírito de missão e ansioso por me encontrar convosco para vos cumprimentar, olhos nos olhos, e poder receber inputs que nos ajudem a estabelecer uma relação frutuosa, nas pequenas e grandes coisas do nosso quotidiano.

O vosso conhecimento da sociedade brasileira e o diagnóstico que tendes de prováveis dificuldades que afetam nomeadamente nossos estudantes e algumas franjas das comunidades, serão, com certeza, a cartilha por onde desejamos iniciar. Minha equipe e eu, contaremos convosco como orientadores e faremos de tudo para não nos reprovarmos no exame final.

Vossas propostas serão bem-vindas e analisadas a fundo, com o intuito de implementar as possíveis e prioritárias, e de planificar, para médio e longo termo, as mais difíceis. E como o impossível não tem existido no dicionário da nossa vida, todas elas (vossas propostas) serão tidas em conta como necessárias e importantes para vós e para nossa missão de servir.

Com as autoridades brasileiras defenderemos os interesses estratégicos de Cabo Verde seja na parceria bilateral, quanto na multilateral, por exemplo na CPLP e na ZOPACAS (defesa/segurança).

Nas relações económicas, tentaremos acordos para evitar a dupla tributação, proteção recíproca de investimentos e promover o nosso país como destino turístico dos brasileiros.

Para além do diálogo político permanente com o Governo brasileiro, tentaremos explorar todas as potencialidades nas relações político-diplomáticas com a Argentina, Bolívia, Equador e Uruguai.

Caros amigos e concidadãos,
Com vocês apoiando, cada um à sua maneira, a tarefa não será tão árdua quanto parece.

Antes do nosso encontro, tête-à-tête, ficam os votos de muita saúde e bênção de Deus para vocês e respetivas famílias.

Um abraço quente que veio lá das ilhas que nos inspiram a todos.

Ao vosso inteiro dispor,

José Pedro Chantre D’Oliveira

Embaixador de Cabo Verde no Brasil