O requerente deve apresentar-se na Embaixada munido do seu documento de identificação e do passaporte caducado, se estiver na sua posse. São conferidos os dados biográficos com os registos existentes nos nossos sistemas e associados os dados biométricos – fotografia, impressão digital e assinatura – previamente recolhidos com o apoio de um funcionário da Embaixada. Define-se o local de recebimento, a prioridade e o modo de pagamento e o processo termina com o pagamento do serviço.

Documentos necessários

Documento de identificação ou passaporte mesmo que caducado

Local de recebimento

O cidadão pode escolher receber o seu passaporte no local do registo do pedido ou em um conjunto de outras Embaixadas e Consulados no estrangeiro ou ainda em Cabo Verde nas instituições autorizadas (consultar lista junto dos funcionários). Pode ainda escolher receber o seu passaporte ao domicílio mediante o pagamento de um valor extra.

Preço

Passaporte – USD $67,20.
Passaporte Extraviado – USD $134,00

Para conversão, consultar o site do Banco Central do Brasil

Categoria

A nossa lei prevê quatro categorias de passaporte. O passaporte comum destina-se a todos os cidadãos cabo-verdianos. O passaporte diplomático é normalmente atribuído aos funcionários diplomáticos ou a titulares de altos cargos políticos ou públicos. O passaporte de Serviço essencialmente a funcionários públicos em missão de serviço no estrangeiro e passaporte temporário é de uso excepcional e tem um curto período de validade. Visa ultrapassar constrangimentos circunstanciais e solucionar situações imprevistas que possam surgir.