Santa Luzia é a única ilha desabitada de Cabo Verde tem 35 Km² e uma altitude máxima de 395 metros. Tem 5 km de largura e 13 km de comprimento.

É uma ilha com pouca vegetação sendo particularmente seca. Contudo é uma ilha de alguns contrastes no que diz respeito ao relevo, pois a sul existem praias e dunas enquanto que a parte norte é mais escarpada.

Desde sempre a falta de água foi um dos principais condicionantes para a não povoação da ilha, mas mesmo assim conseguiu, pontualmente, fazer parte da economia do Arquipélago tendo sido utilizada para a criação de gado. Todavia a pecuária não foi a única atividade econômica da ilha, pois a urzela foi extraída em grande quantidade, motivo pela qual a ilha passou a ser alvo de arrendamentos e contratos.

As secas goraram quaisquer tentativas de se povoar a ilha e vários planos foram frustrados pela falta constante de água. No entanto houve tentativas de implantação de projetos que levassem à exploração do potencial de pesca da ilha e também para incrementar a criação de gado, chegando, no séc. XIX, a viver cerca de 20 pessoas na ilha. Tanto a carne e os produtos lácteos como também o couro, provenientes de Santa Luzia sempre foram considerados de boa qualidade.

As secas frequentes fustigaram a ilha e acabaram por torná-la completamente desabitada apesar de, ainda no Séc. XX, um casal de pastores ter vivido na ilha pelo menos até à década de 60. Em 1990, já com a ilha desabitada, o Estado de Cabo Verde declarou a ilha de Santa Luzia patrimônio público e é considerada, atualmente, uma importante reserva natural.