Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Economia : Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
em 18/05/2015 (926 leituras)

Publicado em 15-05-2015

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu nesta quinta-feira, ao acto de lançamento do LAND- Projecto de Gestão de Propriedades para a Promoção do Investimento, uma iniciativa piloto e que promete ajudar na clarificação dos direitos e limites de propriedade, para além de promover, como a sua própria designação indica, a competitividade do país, com vista à promoção de mais investimentos e empregos para o país.
O LAND, segundo os responsáveis, irá ajudar a reduzir substancialmente o tempo e o custo associados ao registo de propriedades, emprestar maior segurança jurídica às transacções imobiliárias, maior transparência, ajudando a promover o aumento de investimento e a produtividade da terra.
O projecto está enquadrado no extenso pacote de reformas financiado no âmbito do segundo pacote do Millennium Challenge Account (MCA). Inclui ainda a criação de bases institucionais, processuais e legais para o estabelecimento dos direitos de propriedade e o desenvolvimento do sistema de gestão, informação e gestão de propriedades, ambos de âmbito nacional e de importância critica à implementação dos trabalhos de campo para a clarificação de direitos e limites.
Pelas palavras do Primeiro-Ministro, José Maria Neves, este vai “clarificar esta questão e vai permitir uma maior segurança jurídica, portanto, uma maior segurança nas transacções fundiárias e imobiliárias em todo o território nacional. E, consequentemente vai criar um ambiente mais favorecedor para a realização de negócios em Cabo Verde”, acreditando que tal vai permitir a criação de um ambiente “mais favorecedor para a realização de negócios em Cabo Verde”.
Este aproveita ainda para realçar a parceria histórica entre Cabo Verde e os Estados Unidos, sendo este mais um capítulo importante desta parceria que tem-se revelado muito importante para o desenvolvimento e afirmação das Ilhas.
Representando o Governo dos EUA, o embaixador Donald Hefling frisou a segurança e a transparência no que concerne aos direitos e registo de propriedade como um dos aspectos fundamentais para a prosperidade e desenvolvimento do seu país. “Os EUA ganharam prosperidade em várias áreas, graças à segurança existente no que diz respeito à propriedade, à clarificação dos direitos legais e às limitações da propriedade através de um sistema moderno de cadastro.
Também o Presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo, sublinha tratar-se de um dos projectos mais importantes de Cabo Verde, sendo que, no caso do Sal em particular, alguns dos problemas “mais graves” têm a ver com conflictos gerados à volta de aquisição de propriedades como vendas duplicadas de terreno e desentendimento quanto a limites das propriedades.
No quadro das acções desenvolvidas com este projecto pretende-se realizar operações sistemáticas de recolha de dados no terreno, precisamente para a clarificação dos limites e direitos de propriedade, um enorme contributo para a construcção do Cadastro Predial em todo o país, para além da produção de um manual de operações para trabalhos de execução de cadastro que será doravante adoptado pelo Estado de Cabo Verde.
O Orçamento global destes trabalhos está fixado em aproximadamente 282 milhões de escudos



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
49 visitantes online (2 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 49

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002