Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Cultura : Daniel António, o embaixador africano, volta para casa. Obrigada Daniel!
em 25/11/2013 (1379 leituras)

O historiador e escritor Daniel António Pereira assumiu , durante quase sete anos , o cargo de embaixador da República de Cabo Verde, no Brasil/ Brasília. Um gentleman, o embaixador, soube com maestria e perspicácia conduzir as relações internacionais, abrindo as portas para a diversidade de horizontes, legitimando o legado de Áfricas, especialmente a República de Cabo Verde, no Brasil.
Com uma eximia capacidade de dialogar com os diversos segmentos sociais, dentre eles o movimento negro, traduziu com sua diplomacia um desprendimento puro e a sensibilidade para observar e aprender o que lhe era desconhecido.


Conhecer Daniel António Pereira foi como cruzar longas fronteiras conceituais, um grande encontro , como uma garimpo que envolvia história, cultura, antropologia e o querer bem.

A convivência nossa fez nascer o respeito mútuo e o embaixador se tornou dileto parceiro do Instituto Raízes de Áfricas. Um parceiro constante que atendia com prazer nossos convites para as inúmeras viagens à Alagoas de Zumbi, no partilhar conhecimentos.

Em 03 de dezembro de 2010, através do mandato parlamentar do deputado, Judson Cabral, Assembléia Legislativa de Alagoas, o embaixador foi outorgado com Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares, propositura, do então, Projeto Raízes de Áfricas.

Na solenidade, Daniel António fez a seguinte declaração: “Desde os primeiros momentos que soube dessa distinção me manifestei altamente sensibilizado, aceitando o desafio, o peso da responsabilidade e o significado dessa homenagem, que transporta no seu bojo uma história carregada de símbolo da resistência negra contra a escravidão, bandeira do último chefe do Quilombo dos Palmares”.

E neste mês de agosto, após a publicação da aposentadoria, Daniel António, deixa o cargo em Brasília e regressa à casa, na cidade da Praia. O embaixador dá lugar ao historiador: “Quanto às perspectivas pessoais, elas se imbricam na minha formação e no desejo de dar continuidade à investigação na área da História do meu país, dedicando-me, doravante e de forma mais sistemática e integral, à pesquisa, escrita e divulgação. Este um velho sonho que vai se concretizar, libertado que estarei das minhas obrigações, enquanto profissional da diplomacia e da administração pública a que dediquei quarenta anos da minha vida. É tempo do repouso do guerreiro, que parte para a concretização de novos projetos, mas sempre ligado à mãe/terra, Cabo Verde, que espera tudo dos seus filhos, no caso em apreço, ao serviço e em defesa do conhecimento e do esclarecer da memória coletiva, que precisa, urgentemente, de ser trazido à tona, como cimento da identidade nacional, sempre em construção, mas que necessita ser preservada na alma e essência, material e imaterial”.

Ao amigo, Daniel António nossa profunda expressão de afeto autêntico. Bom retorno, Daniel e saiba que, apesar da distância oceânica a amizade continua.

Obrigada embaixador! Até breve!

Postado por Arísia Barros em Blog › Raízes da África



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
20 visitantes online (2 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 20

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002