Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Política : Cabo Verde: Brasil vai entregar em breve dois aviões de apoio à Guarda Costeira
em 19/11/2013 (871 leituras)

O Brasil vai entregar, em breve, a Cabo Verde dois aviões Embraer para apoiar a Guarda Costeira cabo-verdiana nas operações de fiscalização marítima, informou segunda-feira, em Mindelo, o ministro de Estado e da Defesa brasileiro, Celso Amorim.
Celso Amorim, que iniciou segunda-feira uma visita de trabalho de dois dias a Cabo Verde, falava aos jornalistas em Mindelo (ilha de São Vicente) e não na Cidade da Praia, tal como foi oficialmente anunciado, tendo indicado que os dois aparelhos necessitam apenas de aprovação do Congresso brasileiro. "Posso dizer que o processo já saiu do Ministério da Defesa (brasileiro) e vai necessitar agora apenas da aprovação do Congresso", adiantou, citado pela agência Inforpress, desdramatizando o atraso de alguns meses na entrega dos dois aviões.


"Às vezes, as coisas demoram mais do que gostaríamos", salientou, depois de uma visita à sede da Guarda Costeira, em São Pedro, e o ponto de apoio naval, no Porto Grande (Mindelo). Celso Amorim, antigo chefe da diplomacia brasileira, referiu que a cooperação na área militar entre os dois países é feita tendo em conta o interesse na segurança do Atlântico, havendo agora mais uma oportunidade de a aprofundar, sobretudo na área militar e com foco na vertente naval. "Há muito campo de cooperação e acho que podemos ensinar e aprender muito, mas também temos interesse em contribuir para a segurança do Atlântico, mais especificamente do Atlântico Sul, na prevenção da pirataria, da pesca ilegal e de vários outros ilícitos internacionais, que são preocupações dos dois países", precisou. Por seu lado, o ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, também citado pela Inforpress, destacou a inauguração, na terça-feira, da missão naval permanente do Brasil em Cabo Verde, na Cidade da Praia, instituição de apoio à Guarda Costeira. "Trata-se de uma missão importante, pois vai ajudar a Guarda Costeira nesta fase de modernização e de definição de planos de trabalho que conduzam ao avanço na formação de quadros, no cumprimento de planos de aquisição de equipamentos e em tudo o que se traduza numa nova fase da Guarda Costeira", especificou. "Com a visita do ministro Celso Amorim estaremos em condições de concretizar e avançar para um capítulo mais promissor no âmbito desta cooperação", concluiu. A visita do ministro da Defesa brasileiro prossegue na terça-feira, na Cidade da Praia, onde assiste à inauguração da Missão Naval e se reúne com Jorge Tolentino depois de uma audiência com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
25 visitantes online (3 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 25

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002