Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Política : Rota marítima Ceará-Cabo Verde começa a operar em dezembro
em 18/11/2013 (883 leituras)


A Companhia Docas do Ceará e a Ceará Trade Brasil assinaram no dia 11 de novembro o contrato operacional da rota marítima Ceará-Cabo Verde. A solenidade contou com a presença do Governador do Ceará, Cid Gomes, do Secretário do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Alexandre Pereira, de representantes do armador (dono do navio que fará a rota), de instituições parceiras na implementação da rota (CBPCE, Sebrae, FIEC) e diversos empresários.

O primeiro embarque deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro, reunindo cargas de cerca de 20 empresas cearenses. As cargas sairão do Porto de Fortaleza direto para os Portos da Praia e do Mindelo, localizados no arquipélago de Cabo Verde, reduzindo de 45 dias para 7 dias o tempo de chegada das cargas ao continente africano. “Antes essa carga saía de navio do Brasil passando por diferentes portos, seguia para a Europa e outro navio as levava para Cabo Verde e demais países da costa Oeste da África”, destaca Roberto Marinho, diretor da Ceará Trade Brasil, empresa articuladora da nova rota.

Entre os produtos a serem exportados para a África estão: aço, cerâmica, argamassa para cerâmica, sucos, tintas, farinha de trigo, calçados, cosméticos, plásticos e utilidades, massas e biscoitos, móveis, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas. Estima-se um volume mensal de exportação entre 2.000 e 3.000 toneladas, parte delas já em processo de contratação. “Além de empresas do Ceará, a rota atenderá às demandas de todo o Nordeste, estimulando a navegação de cabotagem”, destaca o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda.

José Maria Zanocchi, presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, uma das instituições apoiadoras da criação da rota marítima, considera que o estreitamento das relações comerciais com o continente africano é importante não apenas para o Ceará e Cabo Verde, mas para os demais estados do nordeste brasileiro, bem como para vários outros países da costa africana (Senegal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique) e também da Europa, especialmente Portugal.



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
25 visitantes online (2 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 25

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002