Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Política : Celso Amorim chega a Cabo Verde para relançar cooperação bilateral com Brasil 18 Novembro 2013
em 18/11/2013 (885 leituras)

O ministro de Estado e da Defesa do Brasil, embaixador Celso Amorim, inicia esta segunda-feira, 18, uma visita de trabalho de dois dias a Cabo Verde. O governante terá encontros de trabalho com vários membros do executivo de José Maria Neves para avaliar a parceria estratégica entre os dois Estados, relançar a cooperação bilateral em matéria de Defesa e aumentar a segurança nesta região do Atlântico.

Celso Amorim é recebido na tarde desta segunda-feira, 18, no Aeroporto Internacional Cesária Évora em São Vicente com honras militares. Aqui vai conhecer a Guarda Costeira e visitar as instalações-sede desta autoridade. O diplomata segue depois para o Ponto de Apoio Naval no Porto Grande, onde fará uma visita guiada aos meios navais.
Ainda no mesmo dia, o governante brasileiro viaja para a cidade da Praia onde assiste a abertura do Núcleo de Missão Naval do Brasil em Cabo Verde, que vai modernizar a Guarda Costeira Nacional. Celso Amorim participa de seguida de um tête-a-tête com seu homólogo Jorge Tolentino. Está previsto ainda um encontro de trabalho entre as delegações dos dois países e uma visita de cortesia ao Primeiro-ministro.
O ministro de Estado da Defesa do Brasil vai ainda ao Estado-Maior das Forças armadas e almoça com Jorge Tolentino no Salão de banquetes do Palácio do Governo. Durante esta intensa visita de trabalho, Celso Amorim e Jorge Tolentino vão avaliar a parceria estratégica entre os dois estados e relançar novos desígnios da cooperação.
Esta visita, refira-se, está ser preparada desde Março de 2012, por ocasião da visita oficial de Jorge Tolentino ao Brasil. Na altura, o ministro da Defesa de Cabo Verde informou o seu homólogo brasileiros dos problemas que o nosso país enfrenta por causa das organizações criminosas que actuam no tráfico de drogas e de pessoas nesta região e da importância da ajuda do Brasil para combater estes fenómenos.
Tolentino mostrou interesse sobretudo na experiência brasileira nas áreas de segurança marítima e de busca e salvamento. Brasil garantiu, no imediato, apoio técnico para o levantamento da plataforma continental do nosso país, uma ajuda que já tinha dispensado a Namíbia e Angola. Na forja está também a intenção do Governo do Brasil de doar aviões Bandeirante para auxiliar a patrulhar a costa de Cabo Verde. Mais adiantado está o apoio da Marinha do Brasil, que já coopera com a Guarda Costeira nacional.



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
18 visitantes online (2 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 18

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002