Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Economia : Assinatura do Contrato Rota Marítima Fortaleza - Cabo Verde
em 07/11/2013 (1284 leituras)


CDC e Ceará Trade Brasil assinam contrato operacional da rota marítima Ceará-Cabo Verde

Visando estreitar relações comerciais com o continente africano, a Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Ceará Trade Brasil assinam contrato operacional da rota marítima Ceará-Cabo Verde com o Armador que executará a ligação. A solenidade acontece no dia 11 de novembro, no auditório do CVT Portuário Manuel Dias Branco (Avenida Vicente de Castro, s/n, Cais do Porto), a partir das 8h30min. O evento contará com a presença do governador Cid Gomes, Secretário Alexandre Pereira, do Embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira, e de representantes do armador (dono do navio que fará a rota), SEBRAE, FIEC, Ceará Trade Brasil e Empresários.

A partir do contrato, as cargas sairão do Porto de Fortaleza direto para os Portos da Praia e do Mindelo, localizados na ilha de Cabo Verde (África), reduzindo de 45 dias para 7 (Sete) dias o tempo de chegada das cargas ao continente africano. “Antes essa carga saia de navio do Brasil passando por diferentes portos, seguia para a Europa e outro navio as levava para Cabo Verde e demais países da costa Oeste da África”, destaca Roberto Marinho, diretor da Ceará Trade Brasil, empresa articuladora da nova rota.

O primeiro embarque deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro, reunindo cargas de cerca de 20 empresas cearenses. Entre os produtos a serem exportados para a África estão: aço, cerâmica, argamassa para cerâmica, sucos, tintas, farinha de trigo, calçados, cosméticos, plásticos e utilidades, massas e biscoitos, móveis, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas. Estima-se um volume mensal de exportação entre 2.000 e 3.000 toneladas, parte delas já em processo de contratação. “Além de empresas do Ceará, a rota atenderá às demandas de todo o Nordeste, estimulando a navegação de cabotagem”, destaca o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda.

Após a assinatura do contrato operacional com a CDC, as articulações estarão voltadas para a África, com viagem para Cabo Verde a fim de anunciar a concretização da nova rota. “Em paralelo, vamos identificar outras empresas localizadas no Nordeste interessadas em exportar para a África e definir o momento de inclusão nos embarques seguintes”, anuncia Roberto Marinho. Ainda segundo Roberto Marinho, após o primeiro embarque outros países da Costa Oeste Africana serão interligados à Rota, como Senegal, Guiné Bissau, Benin, São Tomé e Príncipe e Angola, onde já há demanda e com a rota marítima concretizada, partirá para os fechamentos gradativamente.

Mais informações para a imprensa com a jornalista Nathalia de Sá, pelos telefones (85) 8724.1949, (85) 8857.3368 ou (85) 3266.8978.



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
23 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 23

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002