Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Cultura : Numa manhã de sol de domingo o II Ígbà Seminário Afro-Internacional reuniu 150 participantes, em Alagoas
em 07/11/2013 (827 leituras)

O II Ígbà Seminário Afro-Internacional: “A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os Contributos para o Diálogo entre África e Brasil", que aconteceu , dia 03 de novembro, no auditório térreo do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, AL foi um sucesso.
O II Ígbà Seminário fez parte da programação oficial da IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Na manhã de domingo ensolarado, 03, com o sol tinindo de quente e belíssimas e convidativas praias de Maceió cheirando a azul, o Instituto Raízes de Áfricas mobilizou para o Seminário 150 pessoas que estiveram atentas e participativas.
A energia do Seminário foi muito-muito-muito boa. A equipe da Bienal, coordenada por Stela Lameira foi um primor só. Os e as convidadas estiveram com a energia da construção. Madalena Oliveira deu show de levantar a plateia que com ela versou cantigas de Cabo Verde. O Hino da Negritude, do professor Eduardo Oliveira interpretado por Madalena reafirma nosso pertencimento. A Banda Afro de Viçosa explodiu arte no hall do auditório do Centro de Convenções Ruth Cardoso. Sónia André de Moçambique trouxe o forte soar de Áfricas em sua poética. O embaixador da República de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira encantou o público que ansioso pelo conhecimento pátrio-africano adquiriu a obra do também historiador, Daniel, lançada na Bienal.
Simone Caputo Gomes é intelectual referenciada, mas singela em seu jeito carinhoso de tratar as muitas gentes. Expert no estudo das mulheres de Cabo Verde.
Ivaldo Paixão, meu amigo e parceiro dileto do governo do Ceará, agora com um visual black grisalho se emocionou ao receber o prêmio Erí-Okán, que em ioruba quer dizer consciência.
Golbery Lessa e Sávio Almeida levantaram o público à discussão das quotas e meritocracia. Ambos intensos em suas defesas.
Os parceiros se fizeram presentes Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Educação de Maceió e o fundamental apoio da Editora da Universidade Federal de Alagoas-EDUFAL..
A nota triste foi o falecimento da esposa do ator Milton Gonçalves que impossilitou sua participação. Nossos sentimentos a Milton e família.
A equipe do Instituto Raízes de Áfricas, Arianne Barros, Laura Antunes e Augusto fizeram bonito. Arianne Barros cresce a olhos vistos, aos poucos tem incorporado a segurança do palco. Laura Antunes mediou com precisão as três mesas do Seminário. O Seminário marca seu retorno a equipe. O José Augusto recepcionou as pessoas com sua inseparável saia africana.
Portanto, missão cumprida!
por Arísia Barros



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
21 visitantes online (3 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 21

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002