Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Economia : Portugal, Cabo Verde e Brasil são os países lusófonos melhor colocados
em 31/10/2013 (847 leituras)

Portugal, Brasil e Cabo Verde são as economias dos Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) melhor colocadas no estudo do Banco Mundial, designado Doing Business, sobre as pequenas e médias empresas (PME) privadas.
Este ranking mede e identifica mudanças em regulações incidentes sobre as PME, a operar na principal área económica de cada país, reclamando ser um indicador sobre a melhoria da regulação e não sobre menos regulação, e reúne 189 economias mundiais.


As classificações atribuídas visam realçar a facilidade de fazer negócios, a criação de regulações que facilitem a interação no mercado e protejam importantes interesses públicos sem prejudicar sem necessidade o desenvolvimento do setor privado, assegura o Banco Mundial, que menciona o que diz ser "um sistema regulatório com fortes instituições e baixos custos de transação".

Portugal surge no 31.º posto, que corresponde também à 13.ª posição no conjunto das economias da União Europeia, seguido por Brasil (116.º), Cabo Verde (121.º) e Moçambique (139.º).

Já no grupo dos últimos estão os outros estados da CPLP, com São Tomé e Príncipe em 169.º, Timor-Leste em 172.º, Angola em 179.º e Guiné-Bissau no lugar seguinte.

O ranking é liderado por Singapura, Hong Kong e Nova Zelândia, contando ainda nos cinco primeiro com EUA e Dinamarca, que surge como a primeira economia da UE, e encerrado por República do Congo (185.º), Sudão do Sul (186.º), Líbia (187.º), República Centro Africana (188.º) e Chade (189.º).

A análise assenta em dez conjuntos temáticos: iniciar um negócio, obter licenças de construção, obter eletricidade, registar propriedade, obter crédito, proteção de investimentos, pagar impostos, fazer comércio internacional, aplicar contratos (disputas em justiça), e encerramento de empresas.

A informação revela ainda que os governos mais reformistas na facilitação dos negócios também procedem a alterações importantes em outras áreas, casos da qualidade da governação, saúde, educação e igualdade de género.

Fonte: Jornal OJE em 29.10.13



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
24 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 24

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002