Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Economia : Governo quer aplicar Agenda Verde Global das energias renováveis
em 29/07/2013 (957 leituras)


O Governo de Cabo-Verde garantiu nesta quarta-feira (24/07) estar comprometido na criação de condições legais e institucionais para a "aplicação prática" da Agenda Verde Global do "Programa SIDSDOCK", relativa às energias renováveis e eficiência energética.

Citado pela Inforpress, o ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, falava na sessão de abertura do primeiro encontro regional do Grupo de Países Africanos e do Oceano Índico e Membros dos Pequenos Estados Insulares em
Desenvolvimento (SIDSDOCK).
O encontro, que decorre no Mindelo até sábado, junta representantes de Estados insulares, como Cabo Verde, Maurícias, São Tomé e Príncipe, Seychelles e Maldivas, que vão definir acções e identificar projectos para o sector energético a executar nos respectivos países.
O ministro indicou que Cabo Verde vive "uma grande ambição", que é atingir a meta de 50por cento de penetração de energias renováveis, essencialmente eólica e solar, nas redes de utilidades públicas até 2020.

No entanto, as metas foram reavaliadas, acrescentou, pelo que estão a ser feitos esforços para que, nesse ano, 2020, a taxa de penetração atinja os 100%.

"Estamos a reconfigurar a nossa matriz energética, ajustando-a à natureza dos recursos energéticos endógenos, porque somos um território tropical, com sol todo o ano, forte presença de ventos alísios, vulcanismo activo e rodeados por mar", sintetizou.

Sobre o encontro, Antero Veiga considerou-o "um forte sinal de confiança" no país.
"Esta oportunidade é já uma acção concreta de sensibilização de impacto popular incalculável para concretizar a ideia de mudança de paradigma. É uma acção concreta para ajustar os comportamentos e atitudes dos cidadãos aos princípios da Agenda Verde que se quer, sendo certo que sem as pessoas nada se concretiza", disse.
O SIDSDOCK foi desenvolvido conjuntamente pela Comunidade Centro de Mudanças Climáticas do Caribe (5CS) e pela Secretaria do Programa Ambiental Regional do Pacífico (PROE).

As duas instituições governamentais regionais ajudam os pequenos Estados Insulares a enfrentar os impactos das mudanças climáticas, fornecem veículos para mobilizar recursos financeiros e técnicos para catalisar o crescimento económico de baixo carbono e mecanismos de financiamento, tecnologia e transferência de recursos deste mercado.

Apoiam ainda o desenvolvimento de um sector energético sustentável, aumentando a eficiência energética e fontes de energia renováveis, e auxiliam os países membros na obtenção de recursos financeiros para investir em adaptação às mudanças climáticas.



Outros artigos
18/05/2015 - Projecto LAND lançado na ilha do Sal aumenta competitividade do país
29/04/2015 - Ministério das Comunidades realiza cconferência Cabo Verde, país de emigração: os desafios da informação/comunicação
20/04/2015 - PM anuncia criação de Conselho Nacional do Comércio e novas medidas de competitividade fiscal e empresarial
07/12/2013 - História de Cabo Verde para jovens lançado em Brasília
05/12/2013 - Embaixador Daniel Pereira recebeu o mais alto título da diplomacia brasileira - a medalha Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, a mais alta condecoração da diplomacia brasileira


Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
15 visitantes online (1 na seção: Notícias)

Usuários: 0
Visitantes: 15

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002