Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Home / Seção Social e Educativa / Sua história trouxe você até aqui

Sua história trouxe você até aqui

    Brasil 2007

Os anos correram velozes, saltou-se um século e até um milénio.

Em breve os ventos tomarão outros rumos para mim, já que chegamos com um relógio certo que nos permite tudo fazer até que as badaladas anunciem o segredo de tudo.

Nasci e cresci de cara para o mar, batendo forte nas pedras escuras ao fundo. Corria veloz pela areia preta, pastosa ou lisa, com ramos de palmeiras. Na época das chuvas, as montanhas atiravam pedras que rolavam ruidosamente troando pela ladeira e mergulhavam no mar.

A água, a falta dela, para os animais, para o campo, para nós, família numerosa. E com a chuva, a torrente que tomava conta do nosso lugar e tudo levava se não lhe negássemos a vontade. Corríamos com o que podíamos em gargalhadas dos mais novos e aflições dos mais velhos.

Depois tornei-me adulto, quase sem perceber que estava na porta do mundo. Pescador não tinha na família, só marítimos de todos os mares, companhias de nomes estranhos,  com regalias que todos invejavam. Tornei-me marítimo. Saí numa tarde límpida de muito calor. Ao longe fugiram as casas e os montes, até o oceano se tornou outro e rumei ao norte.

Tornei-me cozinheiro num grande barco grego, depois norueguês, sueco, voltei à companhia grega e entre marés e bandeiras, fui fazendo almoços e jantares, de ajudante descasca batatas, a fazedor dos melhores petiscos que todo o comandante aprecia. Fui misturando sabores e paladares, e nesta alteração constante, fui modificando o meu falar, uma palavra aqui, um verbo ali. Este António, passou a Tony, Tôni, Touni. conforme quem me nomeava.

Passei anos sobre as ondas, muitos dias sem ver o mar. Nem precisava, ele fazia-se sentir e me acompanhava à noite, rolando.

Barcos também avariam, e em mês de tempestades pelos mares do atlântico sul,  quando as mercadorias já eram contentores, juntinhos e abrigados, o nosso imediato avisou que nos íamos desviar e aportar a Santos para tratar do navio. A muitos portos já tinha chegado, sempre  sentimos o movimento, os sons da terra, os motores, e a terra com os seus cheiros. Na maior parte não desci. Continuava na minha casa sobre o mar.

Mas em Santos todos tivémos de descer. Por obrigação. Ficámos numa pensão simples e dei-me conta que fazia muito tempo que tratava da carne, do peixe, das ervilhas, do puré. Nessa tarde, algo mudou na minha forma de ver o mundo. Assim, sem saber o porquê, entre a caminhada irregular, as caras que pareciam me reconhecer, os sons que saíam das casitas baixas, o falar dengoso do rapaz do bar, desejei dar costas ao navio e deixar-me  ficar.


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
53 visitantes online (1 na seção: Publicação de Conteúdo)

Usuários: 0
Visitantes: 53

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002