Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Home / Cabo Verde / Ilhas e Ilhas da Diáspora / Brava

Brava

BravaBrava é a mais pequena das ilhas habitadas do arquipélago, tem 64 Km2 de superfície e um comprimento máximo de 9 Km, é também uma das mais montanhosas, com um relevo muito acidentado, de vales profundos e abruptos e cuja maior altitude é o Pico de Fontainhas de 976 metros. A sua costa é muito escarpada e forma muitas baías, além de ser também uma das ilhas mais húmidas o que faz com que seja conhecida como "Ilha das Flores", pela abundância e variedade de espécies existentes.

A ilha só começou a ser realmente povoada a partir de 1620 devido às frequentes erupções do vulcão da Ilha do Fogo, que fica a apenas 20 Km de distância, o que fez com que muitos habitantes dessa ilha se deslocassem para a vizinha Brava, numa fuga que se tornou mais numerosa com a grande erupção de 1680, quando grande parte resolveu estabelecer-se na Brava e não retornar à ilha do Fogo. A seca foi uma das grandes causas da emigração e, nos finais do Séc. XVIII, baleeiros oriundos dos Estados Unidos que paravam na ilha para se abastecer, recrutavam homens que tinham fama de bons marinheiros, para trabalharem nos navios. Muitos deles acabaram por se estabelecer nos Estados Unidos e juntamente com os emigrantes da Ilha do Fogo formaram a que é hoje considerada a maior comunidade cabo-verdiana no exterior.

A actividade económica do passado incluía a extracção da urzela, a agricultura e pesca, sendo que as duas últimas perduram até hoje como actividades principais, ao que se junta as remessas de dinheiro dos emigrantes nos Estados Unidos para os seus familiares em Cabo Verde.


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
22 visitantes online (2 na seção: Publicação de Conteúdo)

Usuários: 0
Visitantes: 22

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002