Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Home / Cabo Verde / Ilhas e Ilhas da Diáspora / Santa Luzia

Santa Luzia

Santa LuziaSanta Luzia é a única ilha desabitada de Cabo Verde tem 35 Km2 e uma altitude máxima de 395 metros. Tem 5 km de largura e 13 km de comprimento.

É uma ilha com pouca vegetação sendo particularmente seca. Contudo é uma ilha de alguns contrastes no que diz respeito ao relevo, pois a sul existem praias e dunas enquanto que a parte norte é mais escarpada.

Desde sempre a falta de água foi um dos principais condicionantes para a não povoação da ilha, mas mesmo assim conseguiu, pontualmente, fazer parte da economia do Arquipélago tendo sido utilizada para a criação de gado. Todavia a pecuária não foi a única actividade económica da ilha, pois a urzela foi extraída em grande quantidade, motivo pela qual a ilha passou a ser alvo de arrendamentos e contratos.

As secas goraram quaisquer tentativas de se povoar a ilha e vários planos foram frustrados pela falta constante de água. No entanto houve tentativas de implantação de projectos que levassem à exploração do potencial de pesca da ilha e também para incrementar a criação de gado, chegando, no séc. XIX, a viver cerca de 20 pessoas na ilha. Tanto a carne e os produtos lácteos como também o couro, provenientes de Santa Luzia sempre foram considerados de boa qualidade.

As secas frequentes fustigaram a ilha e acabaram por torná-la completamente desabitada apesar de, ainda no Séc. XX, um casal de pastores ter vivido na ilha pelo menos até à década de 60. Em 1990, já com a ilha desabitada, o Estado de Cabo Verde declarou a ilha de Santa Luzia património público e é considerada, actualmente, uma importante reserva natural.


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
27 visitantes online (1 na seção: Publicação de Conteúdo)

Usuários: 0
Visitantes: 27

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002