Embaixada
Serviços Consulares
Cabo Verde
Estudantes
Links
Seção Cultural
Seção Social e Educativa
 

Home / Cabo Verde / Ilhas e Ilhas da Diáspora / São Vicente

São Vicente

São VicenteSão Vicente é uma ilha pequena comparando com outras, tem 227 km2 de superfície. É no entanto a segunda mais povoada com 67.163 habitantes. Aqui situa-se a segunda maior cidade de Cabo Verde, o Mindelo. Descoberta no dia de São Vicente, a 22 de Janeiro de 1462, foi praticamente desabitada até meados do século XIX. Mindelo, a capital da ilha, desenvolveu-se através da actividade portuária.

Com efeito, os ingleses instalaram em 1838, após pacto com Portugal, um depósito de carvão para reabastecimento de navios em rotas atlânticas, criando as bases para o povoamento da ilha. Encruzilhada de barcos de várias nacionalidades, Mindelo tornou-se ponto de encontro de marinheiros de diversas raças, convertendo-se na cidade mais cosmopolita de Cabo Verde. A população mindelense, é pois, notavelmente aberta.

Sendo o volume das importações relativamente grande, a infra-estrutura portuária do Mindelo possibilita uma articulação dinâmica com o exterior, facilitando e incentivando o investimento externo em Cabo Verde. No parque industrial da ilha estão hoje presentes unidades fabris, essencialmente de investimento estrangeiro, nas actividades de confecções, calçado e transformação de pescado.

Os arredores de Mindelo, proporcionam paisagens surpreendentes, em particular a praia da Baía das Gatas, o miradouro Craveiro Lopes, o Monte Verde, o Morro Branco, a Ponta João Ribeiro e o Monte Cara. O Carnaval e o Festival de Música da Baía das Gatas, realizado no primeiro fim de semana de lua cheia no mês de Agosto são as principais festas da ilha.

Mindelo é a segunda maior cidade de Cabo Verde, com 50.000 habitantes. É uma cidade que demonstra um notável desenvolvimento em relação às restantes ilhas, sobretudo graças ao seu porto de águas profundas, chamado de Porto Grande, que serve de escala transatlântica para navios de todas as nacionalidades. No porto apanham-se os barcos para a ilha de Santo Antão que chegam à vila de Porto Novo. Do Mindelo avista-se aliás facilmente a ilha de Santo Antão em frente com as suas montanhas imponentes.

O centro da cidade do Mindelo tem fortes traços da herança colonial, à semelhança do plateau da Cidade da Praia. De facto, a arquitectura colonial no centro está bem patente em inúmeros edifícios e casas, nos jardins e até no coreto, nas ruas com passeios de calçada. O Mindelo faz muitas vezes lembrar uma cidade portuguesa, por exemplo na Praça Nova, e até uma réplica da Torre de Belém junto ao mar é exemplo disso. O património no Mindelo está admiravelmente bem preservado e o magnífico Palácio do Povo (antigo Palácio do Governador) é prova disso.

A cidade merece ser explorada a pé e nessa caminhada, a Praça de África e o mercado merecem a visita. A cidade do Mindelo é um centro cultural onde o desenvolvimento artístico, nomeadamente a música, a intelectualidade e o desporto merecem sempre destaque. Devido a esse ambiente que se respira e ao seu charme colonial, o Mindelo é cosmopolita e a sua vida nocturna fervilhante. O ponto de encontro para a ronda de bares e discotecas é na Praça Nova e depois descobrir a riqueza e diversidade da música de Cabo Verde, com mornas, coladeras, funaná e kizombas.

A Baía do Mindelo é ampla e, além do porto, destaca-se o omnipresente Monte Cara do lado esquerdo olhando para o mar, cuja forma aparenta o perfil de um rosto na horizontal, e também a pequena praia da Langinha.

Baía das Gatas tem umas rochas que fazem um barreira no mar constituindo umas piscinas naturais. É no entanto famosa pelo famoso festival de música, todos os anos no fim de Agosto. Assim, anualmente chegam músicos de todo o mundo para uma grande festa de música onde obviamente predominam os ritmos africanos.
Depois da Baía das Gatas fica a Praia Grande com seu longo areal.

São Pedro é uma pequena aldeia ao lado do aeroporto de São Vicente, a uns 10 km do Mindelo. Tem uma enorme praia com águas turquesas. A paisagem é árida e majestosa e os ventos constantes tornam-na numa praia reputada para a prática do windsurf. Do lado direito da praia olhando o mar, o oposto da povoação, fica um magnífico hotel com pequenos apartamentos chamado Foya Branca.

Monte Verde é o ponto mais elevado da ilha com 774 metros. A vista do topo é espectacular, podendo-se avistar toda a ilha desde a Baía do Mindelo à Baía das Gatas e a Praia Grande.

Calhau é uma pequena aldeia no leste da ilha. Tem um local para banhos no mar e um pequeno porto de pesca. Em dias de visibilidade consegue ver-se dali a ilha desabitada de Santa Luzia.


Veja Também
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Pesquisa
Galeria de Imagens
Visite Cabo Verde

Cabo Verde em Vídeos/Imagens
Acesso Privado
Usuário:

Senha:


Esqueceu a senha?
Intranet
Guia Turístico de Cabo Verde
Venha conhecer Cabo Verde!!!! Dê a você e para quem ama a oportunidade de eternizar bons momentos em Cabo Verde. Saindo de Fortaleza em 3h30 você estará em Cabo Verde. As praias, as encostas, a gastronomia, a alegria, a dança, as cores e, sobretudo a morabeza de Cabo Verde, serão lembranças das quais você nunca mais se esquecerá. Aguardamos você! clique aqui.
Quem está online?
20 visitantes online (1 na seção: Publicação de Conteúdo)

Usuários: 0
Visitantes: 20

mais...
ATENÇÃO!
cplp  A linguagem utilizada neste site é o português praticado por todos os países da CPLP. Por essa razão, você leitor, encontrará textos escritos com o português de Cabo Verde, do Brasil e dos demais países integrantes da CPLP.
Cláusula de não Responsabilidade
A Embaixada de Cabo Verde no Brasil busca divulgar notícias exatas e de forma tempestiva. Há que se ressalvar, entretanto, que as notícias que este site abriga são colhidas na net, servindo para indicar o que está ocorrendo. As notícias podem estar incompletas ou com algum tipo de inexatidão, devendo o internauta, caso se interesse por algum assunto, aprofundar-se em suas pesquisas. Neste diapasão, a Embaixada de Cabo Verde no Brasil, se isenta de qualquer responsabilidade sobre as notícias aqui veiculadas. Ratificamos que a completude das informações deverá ser objeto de pesquisas complementares. Acerca dos links que fornecemos, também não temos responsabilidade sobre a eficiência ou pelo conteúdo dos sites exteriores cujos links possam remeter.
 Copyright © Badiu.Net 2002